Saiba o que fazer se seu filho não dorme sozinho

postado em: Curiosidades, Dicas | 0

Todas as noites, muitos pais têm que lidar com a mesma situação: filho não consegue dormir sozinho. Depois de um dia difícil, grande parte do casal acaba cedendo um lugar na sua cama para os pequenos. O problema é quando isso vira hábito difícil de mudar.

Dividir a cama com os filhos é prejudicial para o seu desenvolvimento dos pequenos e também para o relacionamento do casal. Então, o que fazer nesse caso?

Acostume o pequeno a dormir sozinho

Quanto mais cedo você incentivar os pequenos a dormirem sozinhos, mais fácil será manter esse hábito. O ideal é que as crianças passem a noite com os pais somente até os seis meses de idade. Caso contrário, ficarão com mais tendência a procurar a sua cama à noite.

Imponha limites

Se o seu filho não consegue dormir sozinho, evite ceder um espaço em sua cama. A tarefa de fazê-los ficar em seus próprios quartos será difícil no começo, principalmente se eles já estiverem acostumados a passar a noite com você. Mas conforme eles verifiquem que não há outra saída, reclamarão cada vez menos.

Além de muita persistência, você também precisará ser rígido para cumprir as regras impostas e estar emocionalmente bem preparado para não ficar com dó dos pequenos e acabar deixando-os dormir em sua cama mais uma vez. Apesar de parecer crueldade, essa atitude é importante para ajudar as crianças a aprender a encarar os seus próprios medos sozinhas, facilitando a adaptação em situações em que os pais não estejam presentes, como a ida para escola, por exemplo.

Abra exceções 

Impor limites para não ceder às manhas dos pequenos não é a mesmo que ser inflexível. Os pais devem abrir um espacinho na cama do casal quando os seus filhos estiverem passando por uma situação difícil, como em caso de luto na família, por exemplo. Mas atenção para não exagerar na dose e comprometer as regras estabelecidas.

Crie rituais para o momento de dormir 

Se o seu filho não consegue dormir sozinho, você já deve ter tentado a técnica de deixá-lo dormir em seu colo ou na sua cama para levá-lo ao quarto dele, não é mesmo? Isso não é ideal, porque possivelmente ele acordará e as manhas recomeçarão.

O mais indicado é estabelecer um horário para dormir e criar hábitos que sinalizem a chegada desse momento, criando uma rotina. Vale tomar leite, por uma música ou mesmo contar uma história. Nesse caso, escolha o livro mais indicado para a faixa etária que prende a atenção dos pequenos e os fazem ter bons sonhos.

 

 

Deixe uma resposta