Como preparar a criança para o primeiro ano escolar

postado em: Destaques, Educação | 0

Iniciar o primeiro ano escolar é uma das experiências mais importantes na vida do seu filho, que ao mesmo tempo vem carregado de um misto de medo e ansiedade. Quando você levá-lo para a primeira dia de aula, ele terá que começar a encarar situações e pessoas desconhecidas sozinho. Para ajudá-lo a passar por esse período de transição sem problemas e ainda se adaptar com mais facilidade à nova rotina, algumas atitudes são fundamentais.

Leve os pequenos para conhecer a sua futura escola

Para diminuir a ansiedade das crianças e de quebra aumentar o seu desejo de iniciar logo o seu primeiro ano na escola, leve-as para conhecer o local. Verifique com a direção da escola a possibilidade de fazer uma visita por todas as dependências, como sala de aula, refeitório, biblioteca, parquinho, entre outras. Dessa forma,os pequenos concluirão que aquele local pode ser muito divertido e, como já conhecerão cada canto, não se sentirão perdidos no início das aulas.

Explique à criança como funciona a escola 

Para a adaptação à escola primária ser uma boa experiência desde o primeiro dia, explique aos seus filhos o que exatamente vai acontecer. Conte que ele vai para escola estudar, que vai conhecer a professora e vários amiguinhos novos. Sabendo melhor sobre aquilo que viverá ajuda a diminuir a ansiedade da criança e a deixá-la mais aberta às novidades.

Ressalte os pontos positivos da escola

Criar uma imagem positiva da escola ajuda a aumentar as expectativas das crianças em querer frequentar a instituição de ensino. Conte um pouco sobre a sua própria experiência quando iniciou o seu primeiro ano na escola ou incentive a amizade dos seus filhos com crianças maiores, que já passaram por essa fase.

Incentive o gosto pelo aprendizado 

Escolha livros com história e figuras atraentes de acordo com a faixa etária do seu filho e leia para ele despertando o interesse pelas letras em geral. Durante a leitura, aponte para frases e explique que ele também saberá entendê-las assim que começar a ir para a escola.

Outra dica é investir em apostilas e livros de apoio escolar para demonstrar para seus filhos o quanto aprender pode ser divertido. Faça isso com assuntos das mais diversas disciplinas, estimulando-o a despertar o gosto pelo conhecimento e, assim, ajudando-o a ter um ótimo desempenho escolar desde o início.

Chame os pequenos para organizar os materiais escolares

Nada mais divertido para uma criança no início do ano letivo do que a compra e organização do material escolar. Utilize isso a favor da adaptação dos pequenos ao primeiro ano escolar, chamando-os para organizar todos os itens.

Crie rotinas o mais cedo possível 

Para a criança não estranhar  a rotina que começará a seguir a partir do seu primeiro ano escolar, melhor estabelecer os horários antes dele começar. No cronograma, devem constar tarefas obrigatórias e seus respectivos horários, por exemplo, quando deitar, acordar, fazer os trabalho de casa, bem como o tempo do lazer. Durante as refeições, aproveite para saber mais sobre como está sendo o primeiro ano escolar, identificando possíveis problemas. Lembre-se também de deixar o material e uniforme sempre preparado para evitar manhãs estressantes.

Deixe uma resposta