Como ensinar os filhos a lidar com o dinheiro

postado em: Educação, Slide | 0

Você acha que economia financeira é um assunto que não deve ser tratado com as crianças? Se sim, você está completamente errado. Pedagogos e demais profissionais qualificados concordam que educar os pequenos sem que eles saibam o real valor do dinheiro e que ele é finito pode ser desastroso, resultando em jovens endividados e irresponsáveis. Por isso, desde cedo, é preciso ensinar os filhos a lidar com o dinheiro, ainda não sabe qual a melhor maneira de fazer isso? Nós criamos esse artigo para ajudar.

Comece pelo troco

Sempre que seu filho quiser algo, dê o dinheiro a ele e peça para pagar, conferir o troco e retornar com ele. Embora simples, essa é um das melhores atividades para trabalhar a responsabilidade dos pequenos, que vão se sentir importantes e começaram a aprender sobre os custos de cada coisa. A partir dos cinco anos de idade, os pequenos já pode realizar essa tarefa.

Ensine o valor das coisas

Embora as vezes seja difícil explicar esse conceito para os pequenos, você deve sentar com eles e mostrar o que é possível comprar com cada quantia. Por exemplo, um biscoito que ela gosta custa R$ 3,50, já o brinquedo que quer no aniversário R$ 80,00. Essa atividade também pode ser realizada a partir dos cinco anos, de preferência, antes da primeira.

Dê mesada

Essa é a ferramenta mais importante para ensinar os filhos a lidar com dinheiro. Os pais têm que entender que mesada não é só para ricos, já que esse valor deve ser equivalente à média dos gastos dos pequenos por semana ou mês. No entanto, esse mecanismo só será efetivo se os pais não reporem o dinheiro das crianças caso a mesada acabe no meio do mês. Ela precisa entender a importância de se planejar e economizar, e as vezes, a lição realmente deve ser um pouco mais dura.

Deixe uma resposta