Como cuidar da saúde bucal dos bebês?

postado em: Dicas de Saúde | 0

Cuidar da saúde bucal das crianças desde pequenas é importante para evitar problemas posteriores e garantir que elas seguirão esse hábito durante toda a vida. Essa tarefa inclui oferecer alimentos saudáveis, evitando o açúcar, e alguns cuidados diários.

Antes do nascimento dos dentes

Apesar da dieta do bebê ser somente à base de leite, o recomendado é começar a higiene bucal dos pequenos antes mesmo do nascimento dos dentes. Utilizando uma gaze embebida em soro fisiológico enrolada no dedo, retire o excesso estagnado na boca dele para evitar a proliferação de bactérias. Essa limpeza não precisa ser feita todos os dias, já que a mucosa do bebê é muito delicada, sendo recomendada somente duas vezes por semana.

Utilizando escova de dentes

Somente quando houver o nascimento completo do primeiro dente (por volta dos 6 meses) é que a escova dental infantil deve ser utilizada. Opte pelas que possuem cerdas juntas, macias e pontas arredondadas. O ideal é que a cabeça seja pequena para alcançar os dentes do fundo e que o cabo se adapte à escovação.

Cuidado ao escolher o creme dental

O creme dental não deve conter flúor, pois a substância pode causar manchas esbranquiçadas no esmalte dos dentes, sendo recomendado somente a partir dos 3 anos. Quando essa fase chegar, os pais devem acompanhar a escovação e pedir que os pequenos façam bochechos suficientes para retirar todo o excesso da pasta.

Frequência da escovação

A partir dos 3 anos, é necessário escovar os dentes das crianças após as refeições, mesmo que não haja o consumo de doces ou açúcar. Desde cedo, mostre a importância da higiene bucal, utilizando materiais informativos, como o livro Riki Não Escova os Dentes.

Levando no ondopediatra

O mais indicado é levar a criança à primeira consulta com o dentista após o nascimento dos primeiros dentes para verificar se está tudo correto. O ondopediatra é o profissional mais recomendado para prestar esse primeiro atendimento. Aproveite para tirar as suas dúvidas e obter todas as orientações sobre a correta higienização oral de seu filho.

Deixe uma resposta