Bons motivos para deixar seu filho ter um bichinho de estimação

Ter um animal de estimação ajuda a garotada a desenvolver senso de responsabilidade da garotada

Muitos pais negam um animal de estimação quando as crianças pedem porque somente pensam nos cuidados e gastos para mantê-lo. O que eles não sabem é que a convivência com os bichinhos oferece diversos benefícios aos pequenos, contribuindo para o seu desenvolvimento físico e mental.

Cuidar de um animalzinho desperta o senso de responsabilidade

Um animal de estimação exige muitos cuidados e seu bem-estar e sobrevivência dependem da dedicação do seu dono. Por isso, a convivência com o bichinho ajudará a despertar o senso de responsabilidade nas crianças. Participar de todas as tarefas que proporcionem conforto aos pets, como dar banho, comida, levar pra passear, por exemplo, também é uma forma da criança perceber as necessidades do outro. Isso estimula valores sociais importantes, como compreensão, paciência e tolerância.

A amizade dos animais de estimação faz bem à autoestima dos pequenos

A convivência com os animais de estimação proporciona momentos de lazer e diversão aos pequenos. Não é por acaso que alguns bichinhos são utilizados em terapias para tratamento de depressão e outros problemas semelhantes. Por isso, ter um em casa ajudará a elevar a autoestima do seu filho.

O bichinho de estimação é uma excelente companhia

Os animais de estimação são excelentes companhias para qualquer momento. Mas em algumas situações em particular, esse acompanhamento oferece ainda mais benefícios, como é o caso de crianças que ficam praticamente o dia inteiro sozinhas porque seus pais trabalham, por exemplo. Apesar dos pets não serem substitutos dos responsáveis, eles estimulam o desenvolver afetivo ao oferecerem carinho e tranquilidade aos pequenos durante o período.

Atenção ao permitir que seu filho tenha um pet

A convivência entre a criança e o animal de estimação deve ser constantemente monitorada pelos pais. Os adultos precisam deixar claro que os bichinhos não são brinquedos e explicar que algumas atitudes são proibidas porque podem machucá-los

Deixe uma resposta